PT Who we are

Uma Breve História

Formação:
Em 1964, Dr. Borghild Krane, um psicólogo eminente na Noruega, enviou um apelo aos católicos interessados em se agrupar em defesa do património litúrgico da Igreja. Em resultado do seu apelo uma série de associações nacionais surgiram em 1964/65. Delegados de seis associações europeias reuniram-se em Roma no início de 1965 e a Federação Internacional foi formalmente erigida em Zurique a 08 de janeiro de 1967, quando delegados de 20 associações aprovaram o projecto de estatutos e elegeram o primeiro Conselho.


Dr. Borghild Krane
Um movimento laico:
A Federação Internacional Una Voce é um movimento de leigos, e os seus principais objectivos são garantir que o Missale Romanum do papa João XXIII (edição de 1962) é mantido na Igreja como uma das formas de celebração litúrgica, e para salvaguardar e promover o uso do latim, do canto gregoriano e polifonia sacra.
Uma Assembleia Geral é convocada a cada dois anos em Roma e as eleições são realizadas para o Conselho e a Presidência. O actual presidente é o Sr. James Bogle da Una Voce Australia e Latin Mass Society de Inglaterra e País de Gales.
A Federação é reconhecida pela Santa Sé; os seus pontos de vista são recebidos com cortesia e respeito pelas congregações romanas relevantes, e os seus representantes são recebidos por eles do mesmo modo. Ao longo dos anos, em numerosas ocasiões, tem feito intervenções bem sucedidas com Roma para salvaguardar a Missa tradicional e as antigas práticas litúrgicas.
O seu primeiro Presidente, Dr. Eric de Saventhem foi fundamental para convencer o Papa João Paulo II, em 1986, a convocar uma comissão especial de cardeais para investigar a situação relativa à celebração da Missa tradicional.


Dr. Eric Vermehren de Saventhem
A Federação não é uma organização dirigida de cima por um comité central. Cada associação nacional é um organismo autónomo que é encorajado a fazer tudo o que puder para alcançar os objectivos da Federação a nível local, mas a liderança da Federação Internacional está melhor colocada para representar os interesses comuns dos católicos tradicionais em todo o mundo ao mais alto nível de governo da Igreja. As negociações com Roma tendem a ser realizadas de forma discreta nos bastidores e normalmente não são tornadas públicas.
Associados
A Federação Internacional representa 41 associações membros da Argentina, Austrália, Áustria, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, Costa Rica, Cuba, Inglaterra e País de Gales, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Malta, México, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Filipinas, Polónia, Portugal, Porto Rico, Rússia, Escócia, África do Sul, Espanha, Ucrânia e EUA.
Após a promulgação do motu proprio Summorum Pontificum, em Julho de 2007 pelo Papa Bento XVI, a Federação Internacional tem feito progressos notáveis e 15 novas associações foram admitidos desde então. Os pedidos de informação e assistência vêm de Croácia, Dinamarca, Honduras, Hungria, Índia, Indonésia, Quénia, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Panamá, Sarawak (Bornéu), Eslovénia e Suécia. O que pode ser surpreendente para muitos é que a maioria desses inquéritos são provenientes de jovens que estão descobrindo a beleza e a espiritualidade da liturgia católica tradicional e desejam beneficiar dela.
Comentários de Cardeais:
  • "A Federação Internacional Una Voce tem desempenhado um papel importante no apoio do uso da edição de 1962 do Missal Romano em obediência às directrizes da Santa Sé. Para este valioso serviço expresso minha gratidão aos membros da Federação e estendo a minha bênção. " O Cardeal Joseph Ratzinger, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, falando à Una Voce Federation, 25 de Julho de 1996
  • Cardeal Medina Estévez, prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino, sente que o uso do missal de 1962, deve ser concedido a todos os que o solicitarem, e afirmou que, com base em sua pesquisa pessoal, o rito de São Pio V nunca foi ab-rogado.
  • A 4 de Setembro de 2000, o Cardeal Castrillon Hoyos disse a representantes da Una Voce que considerava o missal de São Pio V um grande tesouro da Igreja, e que não via nenhuma razão pela qual não deve ser concedido o uso de todos os livros litúrgicos em utilização em 1962. Era a sua opinião de que o motu proprio "Ecclesia Dei" coloca uma séria responsabilidade sobre os bispos para implementá-lo, e que somente quando houver sérias razões para o contrário devem os pedidos ser negados.
Papa Bento XVI:
Para a grande alegria dos membros da Federação, o nosso Santo Padre, o Papa Bento XVI promulgou o motu proprio Summorum Pontificum a 7 de Julho de 2007, que afirmou inequivocamente que o missal do Beato João XXIII (1962) nunca tinha sido ab-rogado", e deve ser dado a devida honra para seu uso venerável e antigo. "
"Sabe-se, de facto, que a liturgia latina da Igreja em suas várias formas, em cada século da era cristã, tem sido um estímulo para a vida espiritual de muitos santos, reforçou muitos povos na virtude da religião e fecundou a sua piedade ". [Summorum Pontificum]


Presidente da Federação, Sr. James Bogle,
com Sua Eminência o Cardeal Castrillon Hoyos,
na Assembléia Geral de novembro 2013
Contacts
Presidente: Sr. Felipe Alanís Suárez. Email: president@fiuv.org